Os Invisíveis é uma história em quadrinhos semi-autobiográfica (por mais absurdo que isso pareça, como será visto daqui pra frente) escrita por Grant Morrison e publicada nos anos 90. Chegou a se tornar líder de vendas do selo Vertigo, ultrapassando outras HQ's de maior sucesso durante tempos.
E aí é a hora em que se faz cara feia e se pergunta "-Hm, e aí?".
Pois bem, é uma das séries mais surpreendentes que já tive a oportunidade de ler. A história fala sobre uma célula anarquista que pretende libertar a população. Clichê? Não quando o foco de revolta deles são seres transdimensionais, que dominam a terra com poderes mágicos. Talvez esse enredo seja um tanto bobo, porém, na forma que é contada se transforma numa trama deveras interessante.
Primeiramente, os integrantes da célula são: King Mob, expert em artes psíquicas ocultas; Boy, uma ex-policial; Lord Fanny, um travesti carioca com poderes xamânicos; Ragged Robin, uma feiticeira taróloga que jura ter oito anos de idade; e Jack Frost, um violento estudante inglês que é considerado o novo Buda.
Mas sim, dado o resumo da novela, o ponto que quero chegar que talvez deixe os leitores mais instigados é a acusação de plágio feita por Morrison aos irmãos Wachowski por utilizarem os conceitos apresentados por ele no hollywoodiano Matrix. E a razão do autor pode ser notada ao ler rapidamente os quadrinhos - existe uma droga que faz despertar para a realidade, os integrantes se projetam em diversos lugares para agirem, lutam artes marcias da mesma maneira que Morpheu, Neo e Trinity. Todo o pessimismo quanto ao futuro, as mitologias e a metafísica que se encontra em Matrix também pode ser encontrada n'Os Invisíveis. Sem contar os rumores nos quais os diretores de Matrix rodavam o set de filmagem com as revistas em mãos e ordenando a todos como deveria ficar. A diferença, que no fim é pequena, é que Grant usa ocultismo, e não tecnologia, como forma de dominação dos seres humanos.
Recomenda-se a leitura, ainda mais para aqueles que não são muito crentes na realidade (:
31/12/2008
Os Invisíveis - Grant Morrison
por gabriel às 09:16
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Uma das melhores HQs que já li, com certeza
Esse primeiro numero relançado pela Pixel contem quais numeros? tipo começa da 1º edição e vai até qual edição?
Postar um comentário