Bem, não é exatamente um filme que esteja em cartaz ou um lançamento a ser conferido. Porém, pelo primor da obra, posto aqui para recomendá-la a todos os leitores do Metroctopus.
O filme, I'm Not There. (cuja grafia, preferi manter a original), para os desinformados, conta a história da vida do cantor folk Bob Dylan, que, no andar da carruagem, já se tornou uma lenda viva na história da música do século XX. Afinal, quem aqui nunca ouviu falar que foi esse maroto que fez os Beatles experimentarem maconha? (transformando a musicalidade dos antes bons moços - antes sempre barbeados...)
Mas, falando do filme. Dirigido por Todd Haynes e estrelado por nomes grandes como Heather Ledger (talvez só tão aclamado por sua morte, mas, enfim...), Richard Gere, Christian Bale e Cate Blanchett, o filme mostra diferentes facetas do mesmo músico. De um rapagote negro que viaja clandestinamente em trens cantando blues a um foragido no velho-oeste. Temos também o cantor ativista que desiste da carreira para se tornar pastor e o jovem rapaz que veio da fazenda em busca de um emprego. E, por fim, a estrela ensimesmada da música com senso de humor ácido e o ator apaixonado.
Todas essas facetas nos revelam diferentes focos que o famoso Dylan assumiu, porém, talvez, sem perder sua unidade. No filme de 2007, as estórias dos seis acima aparecem cortadas, mostrando sempre diferentes características assumidas pelo homenageado, todas elas embaladas por uma belíssima trilha sonora feita pelo próprio.
I'm not there se aproxima bastante do estilo de filme apresentado por Velvet Goldmine, do mesmo diretor. Histórias ficcionais apresentando com muito bom gosto uma história real.
Deixo a recomendação não só aos fãs de Dylan, obviamente. Toda a beleza do filme, a fotografia que casa perfeitamente com o fundo musical, sem contar as histórias entrecortadas que são belíssimas. Mas, claro: Para quem gosta do rapaz (que não é mais tão rapaz assim), é uma emoção que se duplica.
28/12/2008
I'm Not There.
por gabriel às 12:55
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Se um dia eu conseguir por as mãos nesse filme, eu juro que assisto \o
Postar um comentário