24/11/2008

FilmeFobia

Você tem medo de quê?



Aproveitando a deixa da postagem do André de abertura do
41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, agora escrevo sobre um dos filmes que mais surpreenderam nesse festival: FilmeFobia, dirigido por Kiko Goifman. Exibido na quinta-feira, último dia 20, merece destaque aqui no Metroctopus por diversos motivos, inclusive a fala do próprio diretor, antes da exibição do mesmo: "Já estão chamando o filme de documentário, mas eu não o considero um. É um filme de ficção. Se fosse um documentário eu já estaria preso".

Montado num formato que oscila entre documentário e making of, FilmeFobia nos mostra situações nas quais fóbicos são colocados de frente com o fruto de seu medo de uma maneira nada terapêutica, se aproximando de Jogos Mortais, segundo alguns espectadores. É interessante notar que somente alguns dos fóbicos do filme são atores; a maioria dos fóbicos são realmente fóbicos e não se consegue diferenciar quem é quem.

Uma mulher, com pavor a celulares que tem eles presos ao rosto por uma máscara com ímãs.Uma senhora, com medo de cobras, colocada numa sala (amarrada numa cadeira de escritório) com diversos espelhos e uma serpente, além dos óculos que possuem lentes de aumento. Um rapaz, averso a ratos, deitado (e impossibilitado de se mover) em uma espécie de colchão no qual os roedores vão sendo colocados. Uma moça, com fobia a ralos de banheiro tomando banho num banheiro onde o chão está repleto de ralos.


Agora, coloque todas essas imagens mentais numa grande tela de cinema, junte ao ambiente sombrio no qual elas acontecem - com todos os detalhes e o fundo preto, além de um assistente no melhor estilo contra-regra organizando as atrocidades: temos aí
FilmeFobia, que é apresentado como o making of da organização de um documentário no qual um diretor fictício propõe a participação de fóbicos no filme, desde que eles estejam dispostos a enfrentarem o objeto de seus medos.

Recomendado a todos, seja aos que se identificaram (por medos que perseguem), aos sádicos ou àqueles que desejam uma experiência que quase transmite o desespero de ter um medo irracional de algo.

E, por fim, repito: Você tem medo de quê?

0 comentários: