O apetite da raça humana por dominar e ser dominada parece ser ilimitado. Cada novo modo de vida, cada estágio do desenrolar (gosto de evitar a palavra "evolução", que induz pensamentos errôneos aos leitores ingênuos) das sociedades humanas desfaz certas formas de alienação ao mesmo tempo que cria outras, geralmente tão brutais quanto as anteriores.
Na realidade brasileira, é conhecido o caso dos jovens jogadores de futebol que deixam o país para ganhar salários miseráveis jogando em times nos Butões e nas Cracóvias do mundo.
Já na China, outro tipo de jogo mantém multidões de jovens em regime de trabalho escravo. São jogos os multiplayer online de RPG, como World of Wracraft, Ragnarok e Tíbia. Nesse tipo de jogo os jogadores precisam de dinheiro virtual para comprar armas e todo tipo de melhoria para o personagem com que jogam. Os jogos criam economias virtuais inteiras. Aí é que entram os "gold farmers", como são chamados esses escravos.
Como a obtenção do dinheiro virtual demanda tempo (muito, muito tempo) e habilidade, alguns jogadores preferem comprar a moeda virtual (com dinheiro de verdade) dos gold farmers, adolescentes coreanos, chineses ou mexicanos que passam de oito à dezoito horas por dia jogando para obter o dinheiro corrente no RPG.
Os trabalhadores vivem uma espécie de câmbio bizarro entre o mundo virtual e o real. Os "gold farmers" muitas vezes são mantidos em alojamentos porcos em grandes cidades chinesas, trabalhando num ritmo alucinante para atender uma demanda bastante non-sense. A escravidão por dívidas também é comum, de forma que o trabalhador/jogador nem sempre pode deixar o serviço por espontânea vontade.
A maioria dos "gold farmers" vive na China. Embora pesquisadores de universidades americanas já tenham escrito teses sobre a vida miserável desses seres humanos, e até documentários já tenham sido feitos, os esforços da indústria de jogos contra esse tipo de exploração ainda são lenientes.
Se até mesmo os videogames (brincadeiras, afinal) propiciam esse tipo de alienação, haverá alguma manifestação humana livre de tal mal ?
Para mais informações:
http://en.wikipedia.org/wiki/Gold_farming
http://airdiogo.zi-yu.com/2008/10/02/warhammer-gold-farming-nao-obrigado/
06/02/2009
RPG's e Escravidão: Gold Farming
por André Shalders às 02:40 0 comentários
Assinar:
Comentários (Atom)